A melhor forma de prevenir o cancro de pele é proteger-se do sol. As crianças, em particular, devem ser protegidas. É recomendado a todas as pessoas que limitem o tempo de exposição ao sol e evitem outras fontes de radiação UV.

Recomendações:

  •  Sempre que possível, deve evitar a exposição solar nas horas de maior calor, das 12 às 16h para adultos e das 11h às 17h para crianças ou pessoas de pele clara. A radiação UV pode ser refletida na areia, água, neve, e pode atravessar roupas finas, sendo recomendado utilizar vestuário adequado como chapéu, óculos de sol e roupa de malha apertada.
  • É recomendada a utilização de loções com proteção solar. Os protetores solares podem ajudar a prevenir o cancro de pele, especialmente os de largo espectro (filtram os raios UVB e UVA), com um fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior. Deverá ser repetida a aplicação a cada 2 horas ou após o banho. Não esquecer de proteger os lábios, orelhas e o dorso das mãos. O uso do protetor solar não deve ser dispensado em dias nublados, uma vez que as nuvens filtram a radiação infravermelha, mas não a radiação UV.
  •  Não é recomendo o uso de lâmpadas ultravioletas e de solários.

Avalie de 1 a 5 a utilidade deste artigo