A Leucemia é um tipo de cancro das células do sangue.
A Leucemia
O que é a Leucemia?
As células do sangue formam-se na medula óssea (tecido mole e esponjoso no interior dos ossos). Estas células produzidas pela medula óssea quando imaturas denominam-se células progenitoras estaminais. A grande maioria “amadurece” na medula óssea e segue posteriormente para os vasos sanguíneos percorrendo todo corpo, no sangue periférico.
A medula óssea produz diferentes tipos de células do sangue, com funções específicas:
- os glóbulos brancos: têm papel no combate às infecções;
- os glóbulos vermelhos: são os transportadores de oxigénio;
- as plaquetas: desempenham um papel importante no processo de coagulação (hemostase) – controlando as hemorragias.
Quando um indivíduo tem leucemia, verifica-se uma produção anormal das células do sangue. Estas células ”anormais”/malignas (células blásticas) crescem descontroladamente, alcançam o sangue periférico e percorrem todo o organismo, podendo infiltrar-se em determinadas zonas do corpo.
Com o aumento do número de células malignas, a medula óssea deixa de produzir as células normais determinando o aparecimento dos sintomas da doença no indivíduo.
Tipos de Leucemia
As leucemias são classificadas em agudas e crónicas de acordo com a sua apresentação clínica e velocidade de progressão.
As leucemias agudas surgem e progridem de forma rápida, enquanto que as crónicas são lentas no seu aparecimento e evolução clínica. Por vezes, alguns tipos de leucemias crónicas podem no seu curso clínico ter uma rápida evolução para leucemia aguda.
As células estaminais (progenitoras) dão origem a duas linhagens de células: a linfoide e mieloide. O tipo de leucemia também é classificado de acordo com o tipo de linhagem que foi afetada.
Existem quatro tipos de leucemias mais frequentes:
- Leucemia Mieloblástica Aguda (LMA), afeta tanto adultos, como crianças;
- Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA), mais frequente nas crianças;
- Leucemia Linfocítica Crónica (LLC), é uma doença com maior incidência após os 55 anos de idade (muito rara nas crianças);
- Leucemia Mieloide Crónica (LMC), afeta principalmente adultos.