Cancro do rim: quem está em risco?

O cancro do rim desenvolve-se mais frequentemente em pessoas com idades acima dos 40 anos, mas ninguém sabe a causa exata desta doença. Os médicos raramente podem explicar a razão de algumas pessoas desenvolverem cancro do rim e outras não. Contudo, o cancro do rim não é contagioso.

As investigações mostraram que pessoas com determinados fatores de risco poderão ter maior probabilidade de desenvolver cancro do rim. Um fator de risco é algo que aumenta a probabilidade de alguém vir a desenvolver uma doença.

A maioria das pessoas que apresenta estes fatores de risco não desenvolve cancro dos rins. Por outro lado, a maioria das pessoas que desenvolve a doença, não apresenta fatores de risco. Assim sendo, as pessoas que pensam estar em risco devem discutir esta preocupação com o seu médico assistente. O médico pode sugerir formas de reduzir o risco e elaborar um plano de exames médicos adequado.

Descubra quais os fatores de risco

A partir dos estudos realizados foi possível definir os seguintes fatores de risco para o cancro do rim:

Tabagismo

O tabaco é um dos principais fatores de risco. Os fumadores de cigarros têm duas vezes mais probabilidade de desenvolver cancro do rim, comparativamente aos não fumadores. Fumar charuto também pode aumentar o risco de desenvolver esta doença.

Obesidade

As pessoas obesas têm um risco acrescido de desenvolver cancro do rim.

Hipertensão (pressão arterial alta)

Uma pressão arterial alta aumenta o risco de desenvolver cancro do rim.

Diálise crónica

A diálise é um tratamento para pessoas cujos rins não trabalham corretamente. Remove resíduos do sangue. Estar a fazer diálise há muitos anos é um fator de risco de desenvolver cancro do rim.

Síndrome de Von Hippel-Lindau (VHL)

A síndrome de VHL é uma doença rara que ocorre em algumas famílias. É provocada por alterações no gene VHL. Um gene VHL anómalo aumenta o risco de desenvolver cancro do rim. Pode ainda provocar quistos ou tumores nos olhos, no cérebro e em outras partes do corpo. Os familiares de quem tem esta síndrome podem realizar um exame para avaliar se têm ou não o gene VHL anómalo. Os médicos podem sugerir formas de melhorar a deteção do cancro do rim e de outras doenças às pessoas com um gene VHL anómalo, antes que os sintomas apareçam.

Profissão

Algumas pessoas têm um maior risco de desenvolver cancro do rim devido ao facto de estarem em contacto com determinados químicos ou substâncias no seu local de trabalho. Os forneiros da indústria do ferro e do aço estão expostos ao risco. Os trabalhadores expostos a amianto ou a cádmio também podem estar em risco.

Sexo

O cancro do rim é mais frequente nos homens do que nas mulheres. Todos os anos nos Estados Unidos são diagnosticados cerca de 45.000 e 28.000 casos de cancro do rim em homens e mulheres, respetivamente.

Descubra os principais factos sobre o cancro do rim

Descarregue

a nossa infografia resumo

Avalie de 1 a 5 a utilidade deste artigo