O estadiamento do cancro do rim
Na vasta maioria dos casos, o cancro do rim começou no rim e designa-se por carcinoma de células renais. Para definir o melhor plano de tratamento, o médico necessita conhecer o estadio em que a doença se encontra, ou seja, qual a sua extensão. O estadio é baseado no tamanho do tumor, quais as zonas do rim atingidas e na sua possível disseminação (e, em caso afirmativo, para que outras zonas do corpo).
A determinação do estadio de evolução pode implicar a realização de exames de imagiologia tais como ultrassonografia ou TC. O médico pode também fazer uma ressonância magnética (RM). Para este teste, é utilizado um poderoso íman ligado a um computador para obter imagens detalhadas de órgãos e vasos sanguíneos.
Conhecer o estadio da doença
Os médicos classificam o cancro do rim de acordo com os seguintes estadios de evolução:
É um estadio precoce do cancro do rim. O tumor mede até 7 centímetros. Não é maior do que uma bola de ténis e está confinado ao rim, ou seja, apenas se encontram células tumorais no rim.
É também um estadio precoce de cancro dos rins, mas o tumor mede mais de 7 centímetros. O tumor está confinado ao rim, ou seja, apenas se encontram células tumorais no rim.
O tumor estende-se para além do rim mas não há envolvimento dos gânglios linfáticos nem metástases, e pode ser um dos seguintes:
- O tumor não se estende para além do rim, mas as células tumorais disseminaram-se através do sistema linfático para um gânglio linfático adjacente;
- O tumor invadiu a glândula suprarrenal ou a camada de tecido gordo e fibroso que envolve o rim, mas as células tumorais não se disseminaram para além do tecido fibroso. As células tumorais podem ser encontradas em um gânglio linfático adjacente;
- As células tumorais disseminaram-se do rim para um vaso sanguíneo de grande calibre adjacente. As células neoplásicas podem ser encontradas num gânglio linfático adjacente.
Invasão do tumor para além da Fáscia de Gerota com ou sem envolvimento ganglionar ou tumores que apresentam metástases e pode ser um dos seguintes:
- O tumor estende-se para além do tecido fibroso que envolve o rim;
- As células tumorais podem ser encontradas em mais do que um gânglio linfático adjacente;
- O cancro disseminou-se para outras partes do corpo tal como os pulmões e fígado.
É um cancro que recidiva (ocorre novamente) após o tratamento. Podem ocorrer recidivas no rim ou em qualquer outra parte do corpo.