Cancro do estômago: formas de diagnóstico

Se apresentar quaisquer dos sinais ou sintomas potencialmente causados por cancro do estômago, o médico irá confirmar se são provocados por um tumor ou por outra causa. O médico irá fazer algumas perguntas relacionadas com a história clínica e familiar, bem como realizar um exame físico. Pode, ainda, pedir análises, exames de imagem ou outros exames.

Testes que podem ser usados

Para detetar a causa dos sintomas, podem ser usados os seguintes testes:

Pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF): por vezes, o cancro do estômago pode provocar pequenas hemorragias. Através desta pesquisa (PSOF), podem ser detetadas pequenas quantidades de sangue nas fezes. No caso desta análise ser positiva, poderão ser necessários testes adicionais para encontrar a origem da perda de sangue. Há situações benignas, como as hemorroidas, que podem provocar sangue nas fezes.

Endoscopia: é um exame dirigido ao estômago e ao esófago, usando um tubo fino e iluminado, chamado de endoscópio, que é inserido através da boca, seguindo pelo esófago até ao estômago. A garganta da pessoa é pulverizada com um anestésico local, para reduzir o desconforto e os vómitos. Podem ainda ser administrados medicamentos relaxantes, assim como ser realizado sob anestesia geral. Através do endoscópio, o médico pode ver diretamente o interior do estômago. Se for encontrada uma área anormal, poderá ser realizada uma biópsia, na qual é removido algum tecido através do endoscópio. Posteriormente, um anatomopatologista irá examinar o tecido ao microscópio para verificar se existem células cancerígenas. A biópsia é o único método seguro para saber se há células cancerígenas.

No caso de ser necessário uma biópsia

Uma pessoa que realiza uma endoscopia na qual poderá ser necessário realizar uma biópsia, pode querer colocar algumas questões ao médico:
  • Quanto tempo demora a fazer a biópsia? Estarei acordado? Vai doer?
  • Quando saberei os resultados?
  • Se eu tiver um cancro, quem falará comigo acerca do tratamento? Quando?

Avalie de 1 a 5 a utilidade deste artigo