Apoio e acompanhamento do doente

Não existe consenso em relação ao protocolo de seguimento dos doentes com diagnóstico de melanoma. O principal objetivo do seguimento é detetar o mais precocemente possível uma recidiva loco regional, presença de metástases ou outros tumores cutâneos.

Apesar de a avaliação regular poder detetar mais precocemente a presença de metástases, não existe evidência de ensaios clínicos aleatorizados que mostre que esta deteção precoce melhore a sobrevivência global. Após várias tentativas para um consenso internacional, ainda não existem normas de orientação para o seguimento de doentes com melanoma que sejam aceites de forma universal.

Nos doentes com doença em estadios precoces a observação regular pelo dermatologista é o aspeto mais importante. O autoexame para deteção de novas lesões ou alteração do aspeto de sinais já existentes é outro dos componentes importantes do seguimento. A regularidade desta avaliação será definida pelo médico.

Em doentes com melanoma estadio IV, a avaliação é feita de forma diferente, caso a caso, e tem em conta o tratamento em curso, o objetivo do mesmo e os efeitos adversos ou sintomas relacionados com a doença. A regularidade da avaliação e os exames solicitados são  definidos pelo médico.

Avalie de 1 a 5 a utilidade deste artigo