Sinais e sintomas

Fatores predisponentes

O LNH é uma doença que surge mais frequentemente entre os 65 e os 74 anos. Os também chamados linfomas de baixo grau representam cerca de 37% de todos os LNH e a idade ao diagnóstico varia entre os 35 e os 64 anos.

O prognóstico desta doença agrava com a idade, e a probabilidade de sobrevivência tem vindo a aumentar nas últimas 2 décadas em consequência do advento de novos tratamentos (anticorpos monoclonais) assim como pela utilização de melhores estratégias de diagnóstico e suporte médico destes doentes.

Existem no entanto variações que estão relacionadas com determinados fatores nomeadamente:

Tipo de linfoma;

Estadio do linfoma de acordo com sistema de Ann Arbor (diferentes níveis I-IV conforme o número de áreas envolvidas;

Idade do doente ao diagnóstico;

Volume da doença ao diagnóstico.

Entre outras alterações laboratoriais que podem ser indicadoras de pior prognóstico.

Sintomas

A forma de apresentação destas doenças é muito variável sendo que tendencialmente os LNH de baixo grau se manifestam sob a forma de pequenas massas palpáveis (adenopatias), de dimensões variáveis; São consideradas patológicas, adenopatias com dimensões  superiores a 2 cm de maior diâmetro associadas ou não ao aumento do volume do baço e/ou fígado.

Os Linfomas de alto grau podem ser causadores de outras queixas resultantes do seu rápido crescimento e da presença de grandes conglomerados de gânglios.

A presença de sintomas B, que constituí uma tríade de queixas muito relevante ( perda de peso superior a 10% no ultimo mês, febre > 38ºC e ainda sudorese noturna) é indicador de evolução da doença.

Podem ainda surgir alterações cutâneas, como a presença de placas vermelhas e descamativas que são muito comuns no Linfomas T cutâneos.

Avalie de 1 a 5 a utilidade deste artigo