Leucemia: formas de diagnóstico
Na suspeita de Leucemia, para além da observação clínica, devem ser realizados exames complementares necessários, bem como averiguar os antecedentes pessoais e familiares do doente.
Dos exames para confirmação do diagnóstico, fazem parte:
Análises laboratoriais, onde são avaliados vários parâmetros, nomeadamente hemograma completo com esfregaço de sangue periférico para avaliação da existência de células imaturas em circulação e sua percentagem; indicadores de função renal; função hepática; glicémia; entre outros.
Punção/Biópsia da medula óssea, onde se extrai através de agulha uma pequena amostra de medula óssea e/ou osso. Essa amostra, após processamento, é observada ao microscópio por patologistas clínicos para avaliação das células e estrutura presentes, bem como para detecção de existência de células malignas. Esta punção e/ou biopsia é realizada no esterno e/ou osso da bacia sob anestesia local.
Testes genéticos e moleculares realizados nas amostras de sangue periférico, medula óssea e/ou gânglios linfáticos do doente.
Dependendo do tipo de leucemia e da extensão da mesma, podem existir outros exames necessários para confirmar o diagnóstico e no durante o tratamento.