As manifestações do carcinoma hepatocelular são múltiplas e não são específicas desta doença, podendo ocorrer em doentes que não tenham esta neoplasia.

O carcinoma hepatocelular também pode ser assintomático, ou seja, não se manifestar por qualquer sinal ou sintoma, geralmente quando detectado precocemente em programas de rastreio.

É designado muitas vezes como uma doença silenciosa, precisamente porque não tem manifestações de sintomas em fases precoces ou iniciais.

Frequentemente, as manifestações do carcinoma hepatocelular são as manifestações da descompensação da cirrose hepática que lhe é coexistente, precipitadas ou agravadas pela presença do carcinoma.

Estas manifestações incluem a coloração amarelada da pele e escleróticas (icterícia), líquido dentro do abdómen (ascite), alterações do comportamento e do estado de consciência (encefalopatia hepática) e perdas de sangue (hemorragia digestiva por rotura de varizes). Em casos avançados de carcinoma hepatocelular, geralmente ocorre perda de peso e dor abdominal.

 

Avalie de 1 a 5 a utilidade deste artigo