Formas de diagnóstico do cancro da próstata

A maioria dos doentes com cancro da próstata encontra-se assintomática.

A suspeição de um cancro da próstata pode ter origem numa elevação do valor de PSA ou num toque rectal anormal. O diagnóstico de um cancro da próstata é e efetuado através:

Toque Retal

Depois de colocar umas luvas, o médico insere um dedo lubrificado dentro do reto e palpa a próstata, através da parede retal, para verificar se deteta zonas duras ou granulosas.

ANÁLISE CLÍNICA PARA O ANTIGÉNIO ESPECIFICO DA PRÓSTATA (PSA)

Através de uma análise laboratorial verifica-se o nível de PSA numa amostra de sangue do homem. Existem várias causas que podem condicionar elevação de um valor de PSA, como por exemplo, HBP ou prostatite (inflamação da próstata). Também pode resultar de cancro da próstata.

EXAMES DE IMAGEM

Ecografia prostática trans-retal e, mais recentemente, a ressonância magnética prostática multiparamétrica.

BIÓPSIA

Consiste na remoção de tecido, para verificar a existência de células cancerígenas. O médico insere uma agulha, através do recto, até à próstata, e remove uma pequena quantidade de tecido (biopsia trans-rectal). O médico retira amostras de tecido de diversas zonas da próstata. Pode ser usada uma ecografia, para guiar a agulha. Um patologista, usa um microscópio para detectar células cancerígenas no tecido. A biopsia é o único método seguro de diagnosticar o cancro da próstata, sendo essencial.

Não deixe nenhuma questão por colocar.

Quando se propõe a realização de uma biópsia prostática, várias questões e dúvidas podem aparecer ao doente, devendo todas elas ser esclarecidas com o médico assistente ou urologista.

  • Onde vou fazer a biopsia? Vou ter que ir para o hospital?
  • Quanto tempo vai demorar? Vou estar acordado? Vai doer?
  • Quais são os riscos? Quais são as hipóteses de infeção ou de hemorragia depois da biopsia?
  • Quanto tempo demora a recuperação? E quando vou saber os resultados?
  • Se eu tiver cancro da próstata, quem falará comigo acerca dos passos seguintes? Quando?

Prepare-se para o momento do resultado

E se a biopsia for negativa?

Se o exame físico e os resultados dos testes não sugerirem a presença de cancro, o médico pode recomendar medicação para reduzir os sintomas causados por uma próstata aumentada. A cirurgia é outro método para aliviar estes sintomas. A cirurgia mais usada nestes casos chama-se ressecção trans-uretral da próstata (RTUP ou RTU). Na RTUP é inserido um instrumento através da uretra para remover o tecido prostático que exerce pressão contra a porção superior da uretra, restringindo o fluxo de urina.

E se a biopsia for positiva?

Se existir cancro o patologista refere, geralmente, o grau do tumor. O grau revela-nos se o tecido tumoral difere muito do tecido prostático normal e sugere-nos a velocidade provável de crescimento do tumor. Os tumores de alto grau tendem a crescer mais rapidamente e a probabilidade de metastização é superior aos tumores de baixo grau.

O sistema de classificação de tumores da próstata mais frequentemente usado é o Score de Gleason: o patologista estuda amostras de tecido prostático ao microscópio; cada zona cancerígena recebe uma classificação, que vai do grau 1 ao 5. O patologista pode somar os 2 graus mais comuns, para determinar o “score ” de Gleason, ou somar o grau mais comum com o maior grau (mais anómalo). Os graus de Gleason variam de 2 a 10.

Avalie de 1 a 5 a utilidade deste artigo